Sobre Mbus, uma startup com 70 anos de expertise!

Mbus Serviços de Engenharia, Consultoria e Pesquisas Ltda, é uma nova empresa de consultoria em engenharia, consultoria e pesquisas voltada para o setor de transporte público surgida em Natal, RN. Mbus é uma startup!

70 anos de expertise

Mbus nasce com 70 anos de experiência em transportes de seus sócios fundadores.

São 40 anos de experiência profissional do Engenheiro Civil Nilson Soares de Queiroga, que, além desse período profissional, rico em diversidade de experiências no setor privado, e também com passagem no setor público como Diretor do DER/RN, praticamente viu nascer o transporte público por ônibus em Natal, quando aqui chegaram os primeiros ônibus trazidos do Rio de Janeiro pelos jovens amigos empreendedores, o português Olinto Gomes e os irmãos baianos Teodoro Passos Sales e Osvaldo Passos Sales, os quais viriam a fundar a primeira empresa de transporte público por ônibus de Natal, a Guanabara Ltda, em 1968. Walfredo Gurgel era o Governador do Rio Grande do Norte e Agnelo Alves o Prefeito de Natal.

São 30 anos de experiência acadêmica e científica do Prof. Rubens Eugênio Barreto Ramos, Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Transportes, Doutor em Engenharia de Produção, com Pós-Doutorado em Economia de Transportes na Universidade de Lyon, França, Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de Engenharia de Transportes / Economia e Finanças para Engenharia, desenvolveu na UFRN carreira acadêmica e científica em pesquisa, extensão e docência em graduação e pós-graduação durante quinze anos em Engenharia de Produção e depois quinze anos em Engenharia Civil / Transportes. Em 2018 se tornou cidadão Natalense pela Câmara de Vereadores de Natal por sua contribuição à cidade na área de mobilidade urbana e transportes.

Missão e Visão

                Mbus tem por missão ajudar a desenvolver e transformar o transporte público no Brasil, com ênfase no setor privado. A visão de futuro de Mbus é que a transformação do transporte público no Brasil o leve a alcançar o patamar dos sistemas de transporte público dos países desenvolvidos da Europa.

Campo de Atuação

                Mbus tem por objeto atuar em Engenharia de Transportes, tanto em serviços como em projeto e construção de obras civis relacionadas a transporte público urbano e mobilidade urbana. Mbus está capacitada a atuar em consultoria técnica em transportes, do planejamento e modelagem de sistemas e concessões de transporte público urbano, sua modelagem e avaliação econômico-financeira, ao planejamento e assessoria operacional e tecnológica, e engenharia de tráfego (CNAE 71.12-0-00), e no projeto e gestão da construção de estações, terminais, vias, paradas e demais infraestruturas de transporte público e mobilidade urbana (CNAE 70.20-4-00).

                Mbus tem por objeto também a atuação em serviços de consultoria em gestão empresarial (CNAE 70.20-4-00). Nosso foco primário é a empresa privada, mas também estamos à disposição para colaborar com a melhoria da administração pública na área de transportes no sentido de uma gestão orientada ao mercado na busca de eficiência, qualidade e inovação.

                Mbus é uma empresa de engenheiros e uma empresa do século XXI, uma empresa de base tecnológica, uma startup. Nossa meta principal é que toda nossa expertise, todos nossos serviços, se tornem tecnologia computacional, acessíveis e distribuídos na Internet e nos celulares de nossos clientes e usuários do transporte. Assim, Mbus cobre, com foco no campo de atuação de transportes, o desenvolvimento e licenciamento de softwares, tratamento de dados, e serviços via Internet (CNAE’s 62.02-3-00, 62.03-1-00, 63.11-9-00 e 63.19-4-00).

                E por ser empresa de base tecnológica, Mbus também tem por objeto apoiar ou realizar pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em transportes (CNAE 72.10-0-00), e pela orientação ao mercado e ao usuário, atuar em pesquisas de mercado na área de transportes, e de pesquisas com usuários (CNAE 73.20-3-00).

Mbus ltda

Fundada em 15/02/2022, Natal/RN, Brasil.

Sócios Fundadores

Nilson Soares de Queiroga

Rubens Eugênio Barreto Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *